sexta-feira, 4 de junho de 2010

O tropeço na caminhada....

Pois bem... Hoje é um daqueles dias abençoados por uma "dor crónica" no meu olho esquerdo. Dor num olho?! Soa tão incomum, temos dores de cabeça, dores de costas, dor de estômago, dor de dentes, entre tantas outras, mas dor de olho?!!
Como vos posso definir este tipo de dor? Procurei ajuda para a definição, pois não há dor semelhante, basta dizer que o olho é o órgão do nosso corpo mais sensível à dor, por isso a minima "intrusão no mesmo", como apenas uma simples pestana causa dor, quanto mais, uma lesão na córnea!
Mas como isto aconteceu?!
Nem mesma eu sei... Como referi num outro post, com a cirurgia o nervo óptico do olho esquerdo ficou danificado, perdendo funções, e uma delas seria a produçao de lágrimas, para esta ausência existem gotas, que teria de colocar várias vezes ao dia, por forma a proteger e manter o olho lubrificado.
Ora então, cerca de pouco mais de 1 mês após a cirurgia, comecei a trazer o olho muito vermelho, mas com a paralisia facial, quase nem me apercebia da dor, foi numa consulta de rotina de oftalmologia que descobri que tinha uma lesão grave na córnea, provocada talvez pelo vírus "Herpes". Inicialmente queriam encerrar-me o olho cozendo a pálpebra, "cozer a pálpebra?!! devem estar doidos, pensei!", mas depois lá comecei a fazer medicação à base de corticóides e a lesão foi cicatrizando.
Acontece que actualmente, encerrando o olho direito, do outro, vejo tudo baço, muito nebuloso, e de vez em quando acordo com umas dores, que bem!... nem queiram saber!... não passam com analgésico, nem com ibuprofeno, limito-me a ter paciência e a aprender a viver com essa dor, que não é fácil. O simples coçar é impensável, e mesmo o leve toque de algo no olho pode desencadear-me mais uma crise de dor! É caso para dizer, "ando sempre com o olho nas mãos!"
À cerca de 1 ano, mais uma vez e milagosamente, recuperei as lágrimas, mas para quebrar a boa noticia, pouco tempo depois, fiquei com o canal lacrimal entupido! Espectáculo!!!
Agora só lá vai com cirurgia, para o canal, para a córnea falam em transplante, mas quanto a essa possibilidade o meu oftalmolgista fica um pouco reticente com a ideia.
Vamos a ver.... Ninguem disse que a vida é fácil!...

Sem comentários:

Enviar um comentário